Páginas

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Pagamento dos professores do Estado deve ser regularizado na próxima semana


Após reunião entre o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta e outros deputados estaduais com representantes do Executivo – na manhã de terça passada (5) -, ficou decidido que até a próxima semana, os professores do Estado, que atuam em entidades conveniadas, receberão os valores cortados de seus salários. A polêmica se estabeleceu depois que cerca de 300 professores deixaram de receber o reajuste salarial, garantido por meio da lei de implantação do piso nacional no magistério. A reunião contou com a presença do chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho e do consultor geral do Estado, José Marcelo Ferreira da Costa.

De acordo com o deputado Hermano Morais, além do valor retirado dos contracheques, os professores ainda tiveram um desconto nos valores que haviam recebido há dois meses. “Instalou-se uma crise entre os professores o que prejudica também a população. Mas, durante a reunião, os representantes do Governo garantiram que vão tomar providências para corrigir o equívoco. Eles informaram que será feito um levantamento da situação desses professores, para saber quem está prestando serviço e irá regularizar a situação deles.Creio que há uma boa vontade do Governo para corrigir o problema”, afirmou.

Para o deputado Fernando Mineiro, essa situação deve ser resolvida com urgência. “Esse corte prejudicou os professores. O Governo concedeu o aumento e depois suspendeu. Além disso, descontou. Isso causa uma insegurança entre a categoria. O Estado vem alegando que esses professores estão irregulares, não estão prestando serviço. Isso é uma postura ruim, pois as instituições mandaram um relatório para o Governo. Os professores não estão seguros de que terão o piso implantado, após esses pagamentos”, afirmou.


Fonte

sábado, 2 de junho de 2012

Video Motivacional # Veja se emocione ao ver como as águias lutam pela vida , o quanto valorizam o dom de VIVER


Lula usa programa no SBT para fazer campanha para Haddad



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na noite desta quinta-feira no Programa do Ratinho, atração do SBT, onde chegou acompanhado do ex-ministro Fernando Haddad, pré-candidato do PT á prefeitura de São Paulo, e do também ex-ministro e prefeito de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, Luiz Marinho. Lula aproveitou o espaço para justificar a escolha de Haddad e fazer campanha para o colega de partido, enaltecendo os feitos dele à frente do Ministério da Educação. Haddad também chegou a responder algumas perguntas do apresentador. Lula não quis comentar as rusgas e recentes acusações do ministro Gilmar Mendes, do STF.

- Eu não quero entrar nesse tema, porque já falei em nota. Quem inventou a história, que prove a história. Eu acho que o tempo se encarrega - resumiu Lula.

Sobre Haddad, o ex-presidente foi enfático em alguns momentos, e se exaltou:

- Por uma razão muito simples (escolhi Haddad). Convivi com a Marta (Suplicy) por 30 anos. Ela foi uma belíssima prefeita em São Paulo. Mas achava que era o momento para apresentar uma coisa nova para a cidade de São Paulo. Acho que São Paulo precisa ter alguém. Ele vai passar para a história como o melhor ministro da Educação, o ministro do Prouni, que colocou um milhão de jovens da periferia na universidade.

- A população votará no novo porque ela quer mudança em São Paulo – disse Haddad, em sua fala no programa.

Sobre Dilma, o ex-presidente foi categórico:

- Trabalha como uma alucinada. Tem gente que não gostava e dizia: “O Lula escolheu um poste para sucedê-lo”. A presidente Dilma Rousseff vai estar muito forte no final do seu mandato, ela não só irá querer, como tentará a reeleição. Não há possibilidade de divergência entre nós dois. O Brasil precisa de uma mulher no governo federal. Eu serei cabo eleitoral para reelegê-la. A única hipótese de eu voltar é ela não querer s reeleger. Eu não vou permitir que um tucano volte à Presidência do Brasil.



Municípios do RN afetados pela seca devem evitar festejos juninos


“A estiagem na área rural dos municípios do RN é caracterizada como gradual e de evolução crônica, de nível III, de grande porte e grande intensidade, onde os danos causados são importantes e os prejuízos vultosos, contribuindo para intensificar a estagnação econômica e o nível de pobreza do semiárido norte-riograndense e, consequentemente, os desequilíbrios inter-regionais e intra-regionais”.

Essa é definição que traz o Decreto Estadual nº 22.637, numa leitura do panorama atual do Estado do Rio Grande do Norte. Hoje o Estado possui 139 municípios que se encontram em situação de emergência. No entanto, alguns desses municípios, mesmo em situação crítica, vêm empregando verbas públicas na contratação de bandas e realização de festas em geral.

Na intenção de prevenir que a situação nesses municípios se agrave e para garantir que o máximo dos recursos públicos sejam destinados prioritariamente para a minimização dos efeitos da estiagem, o Ministério Público do RN, o Ministério Público Federal, o Ministério Público Eleitoral e o Ministério Público Junto ao Tribunal de Contas expediram nesta sexta-feira (1º),  uma Recomendação Conjunta para que os Prefeitos desses municípios se abstenham de “realizar despesas com eventos festivos, incluindo a contratação de artistas, serviços de ‘buffets’ e montagens de estruturas para eventos”.

No documento as quatro instituições destacam, ainda, uma outra preocupação: “a prática e a experiência demonstram que a realização de festas e eventos em ano eleitoral costumeiramente é desvirtuada, passando a ser utilizada com fins eleitoreiros”.  E ressaltam que nos casos de verbas federais recebidas do Ministério da Cultura ou do Ministério do Turismo, com destinação específica vinculada à realização de festas ou eventos culturais, não se aplicam as orientações contidas na Recomendação.

O Decreto da Governadora do Estado, de 11 de abril de 2012, declarou a situação de emergência nos 139 municípios afetados por Desastres Naturais Relacionados com a Intensa Redução das Precipitações Hídricas em decorrência da Estiagem, pelo prazo de 90 dias, prorrogável por igual período.

Obama ordena ataques cibernéticos contra o Irã, diz NYT


Desde seus primeiros meses na Presidência, Barack Obama ordenou secretamente um aumento de ataques sofisticados contra o sistema digital que coordena as atividades de enriquecimento nuclear do Irã, expandindo significativamente o uso americano de armas cibernéticas, de acordo com fontes que participaram do programa e foram ouvidas pelo jornal “New York Times”.

Obama decidiu acelerar os ataques — que tiveram início no governo de George W. Bush e foram apelidados de “Jogos Olímpicos” — mesmo após um elemento do programa se tornar público acidentalmente em 2010, por causa de um erro de programação que o permitiu escapar da usina de Natanz e circular pelo mundo todo através da internet. Especialistas em segurança de computadores que começaram a estudar o vírus, desenvolvido pelos Estados Unidos e por Israel, batizaram-no: Stuxnet.

Em um tenso encontro na “situation room” da Casa Branca dias após o vazamento do vírus, Obama, o vice-presidente Joe Biden e o diretor da CIA da época, Leon Panetta, consideraram que a tentativa mais ambiciosa dos EUA de atrasar o progresso do programa nuclear iraniano tinha sido fatalmente comprometida.

— Deveríamos acabar com isso? — perguntou Obama, de acordo com membros da equipe de segurança nacional que estavam na reunião.

Ao saber de que não tinham certeza do quanto os iranianos conheciam sobre o código e que o vírus ainda estava causando estragos para eles, Obama decidiu que os ciberataques deveriam continuar. Nas semanas seguintes, a usina de Natanz foi atingida por uma nova versão do vírus, e depois por uma outra. O último ataque dessa série, poucas semanas após o Stuxnet ser detectado ao redor do mundo, parou temporariamente quase mil das cinco mil centrífugas do Irã que giravam para purificar urânio.

Esse relato do esforço americano e israelense para minar o programa nuclear iraniano é baseado em entrevistas feitas nos últimos 18 meses com oficiais americanos, europeus e israelenses que trabalharam ou ainda participam do programa, além de especialistas externos no assunto. Nenhum deles autorizou a divulgação de seus nomes porque o programa é secreto.

Esses oficiais fizeram observações divergentes sobre o quão bem-sucedido foi o programa para retardar o progresso de Teerã no desenvolvimento de suas habilidades para construir armas nucleares. O governo Obama estima que o resultado é um atraso de um ano e meio a dois anos, mas alguns especialistas de dentro e fora do governo são mais céticos, ressaltando que o nível de enriquecimento do Irã já foi recuperado, dando hoje ao país combustível suficiente para ser ainda mais enriquecido e gerar pelo menos cinco armas.

O governo americano admitiu apenas recentemente o desenvolvimento de armas cibernéticas, mas nunca admitiu que as tenha usado. Há relatos de ataques contra computadores pessoais usados por membros da al-Qaeda e ataques contra computadores responsáveis pelos sistemas de defesa aérea, incluindo um durante o ataque aéreo da Otan contra a Líbia no ano passado. Mas os “Jogos Olímpicos” foram um novo passo, de tipo e sofisticação completamente diferentes.

Tiririca diz que será um 'fantástico' puxador de votos

Deputado federal mais votado das eleições de 2010, com 1,35 milhão de votos, o palhaço Tiririca (PR-SP), afirma que será um puxador de votos "fantástico" para as eleições à Prefeitura de São Paulo. "Sou um cara fantástico. O Brasil todo quer a minha presença. Com certeza, os partidos vão lucrar muito (com a minha presença). Acho que vou puxar muito voto. Como minha campanha foi toda falando a verdade, o pessoal acredita em mim", afirmou o deputado.

O PR ainda não oficializou apoio a nenhum dos três partidos que o cortejam na Capital: PT, PSDB e PMDB. As conversas com o PSDB, no entanto, estão mais avançadas e a aliança pode ser anunciada nos próximos dias. Nesse contexto, Tiririca elogiou José Serra, pré-candidato do PSDB à Prefeitura. "Não o conheço pessoalmente, somente pela televisão. É uma pessoa muito séria", disse.



Após 60 dias, greve dos servidores da saúde do RN chega ao fim


 (Fábio Cortez/DN/D.A. Press)

Com mais de 60 dias de paralisação de atividades em todo o estado, nesta sexta-feira (1º) chegou ao fim a greve dos servidores da saúde vinculados ao Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do RN (SindSaúde). A decisão é decorrente de novas negociações da liderança sindical com a governadora Rosalba Ciarlini ocorridas na tarde da última quinta-feira. Segundo a presidente do SindSaúde, Sonia Godeiro, após mais de duas horas de dura negociação, com a participação do titular e seu adjunto da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh), foi acordado um aumento de 22% nas gratificações da categoria, além da incorporação de 50% desse aumento no salário base dos servidores. Com flexibilidade de ambos os lados, o resultado da audiência com o governo beneficia cerca de 10 mil servidores. 

O SindSaúde também conseguiu negociar o pagamento de uma dívida antiga do estado com os servidores que fizeram plantões entre agosto de 2010 e abril de 2011 no valor de R$ 4 milhões, que serão pagos em três parcelas, iniciando no próximo dia 6 de junho e seguindo na mesma data dos outros dois meses seguintes. O estado também aceitou instituir uma mesa permanente de negociação para discutir dos continuamente os problemas e reivindicações da saúde. Quanto às gratificações, os servidores beneficiados com a Jornada Especial de Hospital terão seus 22% creditados em duas parcelas de igual valor, uma a ser paga em setembro deste ano e outra em março de 2013. O segundo tipo de remuneração extra dos servidores é a Gratificação de Atividade Estadual e, para os contemplados por esta receberão seus 22% completos a partir de setembro deste ano. 

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Vasco lança linha exclusiva de lingerie


O Vasco da Gama lançou nesta quinta-feira uma linha de lingerie exclusivamente para as vascaínas. Ao todo, a coleção conta com nove produtos, sendo que dois deles estarão disponíveis para as torcedoras já na próxima semana, na Gigante da Colina, a rede de lojas oficiais do clube, e na Lojas Sapeka. Para as fotos de divulgação, o clube escolheu a atriz e torcedora do clube Desirée Oliveira, do Zorra Total e capa da revista Playboy em outubro de 2011.

"Quando decidimos lançar uma linha de lingerie, procuramos a Sapeka porque sabíamos que a empresa faria peças de bom gosto, sensuais, que valorizam a mulher, como era nossa intenção. Queremos que as vascaínas se sintam bonitas ao usar os produtos, e conseguimos isso", acredita Flávia Mayrink, gerente de çicenciamento do Vasco.

Agentes penitenciários do RN suspendem greve


Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte suspenderam a greve. Na noite dessa quinta-feira (31), durante uma assembleia, a categoria decidiu pelo fim do movimento iniciado pela manhã e aprovou a proposta apresentada pelo Governo do Estado. A partir desta sexta-feira (1º), as atividades nas unidades prisionais voltam ao normal, inclusive, com a revista em alimentos e familiares de presos.

A presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN, Vilma Batista, explica que no início da tarde, o Governo apresentou uma contraproposta para a pauta de reivindicações da categoria, comprometendo-se, por exemplo, em enviar o projeto de reajuste salarial para votação na Assembleia Legislativa.

A partir daí, toda categoria foi convocada para analisar o que foi prometido pelo Governo do Estado. Durante a assembleia, os agentes deliberaram pelo fim da paralisação. “Entendemos que esse compromisso deverá ser cumprido e, achamos por bem encerrar a greve. No entanto, deixamos claro que vamos continuar nossa luta por melhorias para o sistema prisional do Rio Grande do Norte”, completa Vilma Batista.

A paralisação por tempo indeterminado teve início na manhã dessa quinta-feira, mas havia sido anunciada na quarta-feira. Da mesma forma, o Sindasp-RN já tinha anunciado que a greve poderia se encerrar assim que o Governo do RN apresentasse a contraproposta e a categoria votasse em assembleia pelo fim do movimento.


UFRN realiza neste domingo vestibular para vários cursos à distância


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza neste domingo, 3 de junho, a edição 2012 do Processo Seletivo para os cursos de graduação da Educação Superior a Distância. Foram mais de 9.500 inscritos para concorrer as 1.835 vagas oferecidas para os diversos cursos de licenciatura.

Os candidatos concorrem a vagas nas licenciaturas em Educação Física, de Letras – Língua Portuguesa, Geografia, Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia, Química e Física.

Os cursos estão distribuídos nos polos de Caicó, Caraúbas, Currais Novos, Extremoz, Grossos, Guamaré, Luís Gomes, Macau, Marcelino Vieira, Martins, Natal, Nova Cruz e Parnamirim.
A prova tem duração de quatro horas e os candidatos devem realizá-las na cidade que escolheu para fazer o curso.