Páginas

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Mitos e verdades sobre a traição .

Amedrontados pelo fantasma da traição, homens e mulheres criam estereótipos acerca do assunto para, dessa forma, minimizar os danos que ele causa na vida conjugal. Para esclarecer alguns pontos polêmicos, a mediadora de conflitos Suely Buriasco identificou os mitos e verdades sobre traição. Confira:

Todo homem trai

Mito: existe homens que não traem suas mulheres, não por não terem vontade, mas por considerar como valor maior a família e a harmonia conjugal. 

O homem trai mais do que a mulher

Verdade: Suely afirma que a cultura machista herdada por séculos leva o homem a trair. “Entretanto, segundo pesquisas, essa diferença está diminuindo, pois a mulher também tem mostrado seu lado infiel”, ressalta.

Quem trai uma vez, trai sempre

Mito: a mediadora de conflitos comenta que muitas pessoas que cometeram este ato se sentiram muito mal consigo mesmas e evitaram repeti-lo. “Outras viram sua vida se desmoronar diante da descoberta do cônjuge traído e passaram a valorizar mais a família e seu bem-estar”.

Mudanças comportamentais podem indicar traição

Verdade: após uma traição, o sentimento de culpa aparece alterando o comportamento e a personalidade do parceiro. “Pode haver oscilações de humor e estresse em demasia, já que a pessoa tem ser descoberta”, alerta Suely.

A mulher perdoa traição

Mito: as mulheres têm aceitado cada vez menos a “pulada de cerca” dos parceiros e se separaram. Outras até permanecem ao lado do homem, mas estas podem realmente perdoar ou se vingar, o que tem sido bastante frequente.

O homem não perdoa traição

Mito: a humilhação sofrida leva o homem a ter dificuldade de perdoar uma traição, porém, muitos colocam seus sentimentos em primeiro lugar e passam uma borracha no assunto.

O apetite sexual muda após a traição

Verdade: o traidor costuma estar sempre cansado ou, de uma hora para outra, quer fazer sexo a todo instante com a parceira.

Quem trai procura fora o que não tem em casa

Mito: a mediadora garante que a traição pode representar um desgaste na relação, mas não é o ponto crucial. “Quem trai procura em outra pessoa o que não tem em si mesmo.” 

O traidor é ciumento

Verdade: o ciúme se faz presente por dois motivos: o primeiro tem a ver com a ideia de que se uma parte trai, a outra também pode trair. A segunda tem a ver a iminência de perder o parceiro caso a traição seja descoberta.

A traição representa o fim do relacionamento

Mito: na opinião de Suely, uma traição pode provocar traumas profundos, mas também pode significar uma verdadeira oportunidade para crescimento e aproximação do casal. Tudo vai depender da maneira como o relacionamento é levado depois do trauma. “Muitos casais alegam viver melhor e intensamente sua relação depois de saberem como se sentiriam sem o outro. É algo como valorizar depois da perda com a consciência de que existe .

Nenhum comentário:

Postar um comentário