Páginas

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Médicos fazem primeiro transplante de útero de mãe para filha



Primeira vez, médicos da Universidade de Gotemburgo conseguiram fazer transplante de útero de mãe para filha. Agora, duas mulheres suecas, que não tiveram os nomes revelados, poderão dar à luz através do mesmo órgão em que foram concebidas. Para o procedimento, foram necessários mais de dez cirurgiões.

As pacientes manifestaram muito cansaço após a cirurgia, mas se recuperam bem, divulgou em nota a universidade. Uma teve o útero removido após câncer cervical e e a outra já nasceu sem o órgão. Os médicos argumentam, porém, que a operação só poderá ser considerada eficaz no momento em que ficarem grávidas.

— Esta seria a maior prova. Só assim poderemos considerar o sucesso — disse Michael Olausson, um dos cirurgiões, à Associated Press.

Para o procedimento, ambas as mulheres, na faixa dos 30 anos, realizaram fertilização in vitro antes da cirurgia. Após um ano de observação, os embriões serão descongelados e transferidos para elas.

A ideia de fazer o transplante começou há 13 anos. Desde então, uma equipe de 20 cientistas, doutores e especialistas foi formada na universidade para debater o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário