Páginas

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Sempre seremos um país 'AAA', diz Obama .


Presidente dos EUA falou sobre o rebaixamento da nota dos EUA pela S&P.
Sabemos o que fazer para resolver nossos problemas, disse presidente.


Obama (Foto: Reprodução/CNN)


Na definição da agência de classificação de risco Standard & Poors, é a nota dada a países "com capacidade extremamente forte de honrar seus compromissos".

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta segunda-feira (8), em meio às turbulências do mercado financeiro, que os EUA sempre serão um país “AAA”, classificação máxima dada por agências de risco para denominar países considerados investimento seguro.

.Obama se referia à redução da nota de crédito do país pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s na última sexta-feira, de “AAA” para “AA+”. O anúncio da S & P foi inédito já que, até então, os EUA eram historicamente reconhecidos no mercado financeiro como sinômimo de investimento seguro entre os países que emitem papéis .
“Não importa o que alguma agência diga. Sempre seremos um país ‘AAA’. Vamos continuar a ter as melhores universidades, as empresas mais inovadoras do planeta”, afirmou Obama.
O presidente dos Estados Unidos lembrou que o megainvestidor Warren Buffett afirmou, apesar da redução da nota, que se houvesse "AAAA", daria isso aos EUA. "Eu e a maioria dos investidores do mundo concordam", disse Obama.
Barack Obama afirmou que a redução da nota de crédito do país não foi resultado de dúvidas da capacidade do país de honrar suas dívidas, mas porque "duvidaram da habilidade política do nosso sistema de agir".
"O longo debate (que levou ao aumento do teto da dívida dos EUA, na semana passada) foi usado para barganhar e resultou em enormes prejuízos aos Estados Unidos e ao mundo", disse.
"Não precisávamos que uma agência nos dissesse que precisamos agir. (...) Nossos problemas são eminentemente solucionáveis e sabemos o que fazer para resolver. Minha esperança é de que as notícias de sexta renovem o nosso senso de urgência".

Fonte: g1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário