Páginas

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

'Dá tempo de aprender', diz mulher de 46 anos que vai fazer o Enem .

Engenheira largou emprego e fará prova para somar pontos
na  Unicamp. 
Estudante de 46 anos estuda para o Enem desde agosto.


Depois de 23 anos sem estudar, a engenheira elétrica Angela Katayama, de 46 anos, vai voltar a disputar uma vaga no ensino superior público. Ela está entre os cerca de 5 milhões de inscritos para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que ocorre nos dias 22 e 23 de outubro. A candidata pediu demissão do emprego e abandonou a carreira de engenharia para realizar um sonho: se tornar médica.
(Série 'Enem 2011: Chegou a hora'. O G1 publica nesta semana reportagens sobre a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio, que será neste sábado e domingo)

Angela tem se preparado para o Enem há dois meses com aulas diárias no Cursinho Oficina do Estudante, em Campinas. Deixou o emprego em uma sexta-feira e na segunda-feira seguinte já estava em sala de aula.
Angela vai usar o Enem para somar pontos para a segunda fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela também vai prestar medicina na Fuvest (a Universidade de São Paulo não usa o Enem). "São muitos anos fora da escola, tem coisas que demoro mais para pegar. Tive de reaprender a escrever, sou da geração da ditadura onde os textos não eram argumentativos."
A candidata conta que desde criança queria ser médica, mas acabou seguindo outra profissão. "Gostava de ser engenheira, mas meu sonho mesmo era a medicina. Criei coragem, respirei fundo e me matriculei no cursinho para fazer o Enem."
Durante as tardes, já em casa, Angela costuma pegar os livros e cadernos e retomar algumas matérias. Nesta última semana antes do exame, Angela disse que vai tentar manter o equilíbrio entre descanso e estudo. "Não dá para estudar feito maluca nas últimas horas. Tem de tentar fazer de forma equilibrada. Chegar cansada para fazer a prova é um ponto contra." Por outro lado, segundo ela, ainda dá tempo de aprender, resolver pequenas falhas e olhar exemplos. "Sempre dá para aprender. Tem coisas que é possível melhorar em uma semana."

Angela é casada com um engenheiro e não tem filhos. Segundo ela, este foi um dos motivos que a encorajou a entrar na faculdade novamente. Ela conta que teve total incentivo do marido, mas achou que não seria bem recebida pelos estudantes do cursinho que têm entre 17 e 23 anos. "Mas não. Eles são ótimos, foram super receptivos."

Para Angela, a experiência profissional e maturidade trouxeram a ela vantagens que muitos vestibulandos podem não ter: a de conhecer seus pontos fortes e fracos. "Além do mais a geração mais nova tem dificuldade de leitura e interpretação."
'Rachar de estudar na véspera não adianta'

Professores ouvidos pelo G1 afirmam que nas últimas semanas antes da prova o melhor é fixar o conteúdo básico e seguir treinando as técnicas de interpretação de texto e de resolução de exercícios. Outra dica importante: ler jornais, revistas, sites e procurar se manter atualizado sobre os temas que foram destaque no noticiário do Brasil e do mundo este ano.
"O Enem verifica a formação total do estudante. Nada que possa ser aprendido em 30 dias é importante para a prova”, diz Francisco Achcar, coordenador de português do Objetivo. Para ele, "rachar" de estudar às vésperas do exame é pouco eficaz, já que no caso do Enem a preparação não ocorre em uma semana.
Outra sugestão para que o candidato chegue afiado no exame é refazer a prova do Enem 2010. Mas alerta que provas mais antigas podem estar muito diferentes do que deve cair neste ano.

Já na área de ciências da natureza, Sezar Sasson, supervisor de biologia do Anglo conta que o truque para se dar bem é ler a questão atentamente porque “os enunciados quase sempre oferecem os dados necessários para as respostas”. Ele lembra que os estudantes precisam saber interpretar gráficos e tabelas que aparecem com maior predominância em ciências da natureza. “Também é necessário saber decodificar os enunciados que quase sempre oferecem os dados necessários para as respostas.”



Fonte:
http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/10/da-tempo-de-aprender-diz-engenheira-que-voltou-estudar-para-fazer-o-enem.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário