Páginas

sábado, 19 de maio de 2012

Onde o Ser Humano quer Chegar ?




Natal sedia sua 3ª Marcha da Maconha neste domingo, dia 20. Será às dez horas da manhã, com saída marcada na Ponta do Morcego, praia dos Artistas, e dispersão prevista para a área de lazer de Brasília Teimosa, já na região da praia do Forte, Zona Leste. O movimento é organizado pelo Coletivo Antiproibicionista Cannabis Ativa Natal/RN, e pede a legalização do uso da droga no país.

A Marcha da Maconha acontece simultaneamente em Natal e mais quatro cidades: Aracaju, Atibaia (SP), Jundiaí (SP) e Recife. A previsão dos organizadores é repetir o sucesso das marchas anteriores, realizadas no campus universitário da UFRN durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC, em julho de 2010) e em Ponta Negra (2011). Nas duas marchas anteriores, os eventos ocorreram com tranquilidade, sem grandes ocorrências policiais relevantes. 


Por sinal, os organizadores já solicitaram reforço da polícia militar, que garantiu segurança e informou que não vai permitir duas práticas na manifestação: fumar maconha e fazer apologia à droga, que é ilícita no Brasil. "Não vamos permitir apologia ao crime, conforme previsto no Código Penal. O Supremo [Tribunal Federal] recentemente reiterou o direito de manifestar, defender o uso medicinal ou debater sobre a liberação do uso da maconha, mas incentivar as pessoas a fumar maconha ou fazer apologia ainda é crime no nosso país. Não vamos admitir", explicou o coronel Alarico Azevedo, comandante de policiamento metropolitano.

No Oeste potiguar, Mossoró irá realizar sua primeira marcha, prevista para os dias 25 e 26, com realização de debates e palestras sobre o tema. A caminhada percorrerá, no dia 26, as principais ruas do Centro com saída prevista para as 14h, do Espaço Arte da Terra, localizado na Av. Presidente Dutra. A concentração ocorre a partir das 8h no local.

Reforço policial

"Teremos policiamento motorizado em todo o percurso da marcha, e policiamento ostensivo. Também aguardamos que a organização nos forneça as licenças de trânsito, emitida pela Semob [Secretaria de Mobilidade Urbana] e ambiental [emitida pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo]", afirmou o coronel. Ele acrescentou ainda que a polícia está pronta para garantir a normalidade da manifestação, para que não haja atritos entre o público interno e externo, como em qualquer outro evento, e assim como ocorreu nas marchas dos anos anteriores. "A missão da PM é garantir a ordem pública", ressaltou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário