Páginas

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Em entrevista à TV síria, Khadafi nega ter fugido ao Níger .

Em entrevista à TV síria, Khadafi nega ter fugido ao Níger

O líder deposto da Líbia, Muamar Khadafi, negou que tenha fugido para o Níger e classificou os rumores de que ele teria cruzado a fronteira entre os dois países como mentiras e 'guerra psicológica'.

Os comentários, em uma entrevista telefônica à TV síria, teriam sido feitos de uma localidade não determinada dentro do território líbio.

Khadafi também afirmou que seus aliados derrotarão as forças da Otan e do Conselho Nacional de Transição (CNT).

'Os jovens estão agora prontos para aumentar a resistência contra os 'ratos' em Trípoli e acabar com os mercenários', afirmou.

Refúgio :

Anteriormente, as autoridades do Níger haviam afirmado que estavam analisando como lidar com Khadafi se ele tentasse entrar no país em busca de refúgio.

O ministro das Relações Exteriores do Níger, Mohamed Bazoum, afirmou à BBC que seu governo decidiria posteriormente se aceitaria abrigar Khadafi ou se o entregaria ao Tribunal Penal Internacional (TPI).

Segundo o ministro, 'cerca de 20' integrantes do antigo regime líbio conseguiram se refugiar na capital nigerina, Niamei, estão 'sob controle' do governo local e serão tratados de acordo com leis internacionais de refúgio. Também terão a liberdade de ir embora se quiserem.

O Níger reconhece o TPI, que pede a prisão de Khadafi, de seu filho Saif al-Islam e de seu ex-chefe de inteligência Abdullah Sanussi.

O país também reconheceu na semana passada o CNT como novo governo de fato da Líbia. Mas segundo Mark Doyle, correspondente da BBC em Niamei, o governo do país está reticente em abandonar completamente Khadafi, com quem manteve uma longa relação de amizade.

COMBOIO
Forças anti-Khadafi


Um comboio com cerca de 50 veículos líbios fortemente armados foi visto no Níger na última terça-feira.

Durante a entrevista à TV síria, Khadafi afirmou que não havia nada de anormal sobre os comboios que entraram no Níger.

Membros da oposição a Khadafi na Líbia dizem acreditar que o comboio carregava dinheiro e ouro do regime, além de combatentes de etnia tuaregue recrutados pelo líder líbio.

Também há relatos de que o chefe de segurança de Khadafi, Mansour Daw, esteja abrigado no Níger, tendo entrado em um comboio que chegou ao país no domingo.
Já a mulher do líder líbio, dois de seus filhos e sua filha se refugiaram na Argélia na semana passada.
Burkina Faso, que faz fronteira com o Níger, negou relatos de que teria oferecido asilo a Khadafi.

Especulações:
Um alto membro do CNT, Fathi Baja, afirmou que as novas autoridades líbias pedirão ao Níger que envie de volta à Líbia qualquer colaborador de Khadafi.
Ele também afirmou que se ficar comprovado que os aliados de Khadafi levaram recursos do antigo regime ao Níger, o CNT exigirá o retorno do dinheiro.

O paradeiro de Khadafi ainda é objeto de especulações, mas os combatentes do conselho de transição acreditam que ele ainda esteja na Líbia.

Um porta-voz da Otan afirmou à BBC que Khadafi não é alvo de suas operações na Líbia, mas que a organização continuará a bombardear 'centros de comando e controle' ligados ao ex-líder.

'Se tivermos informações de inteligência que revelem que ataques estão sendo coordenados de alguma localidade específica ou que comunicações estão sendo enviadas ou recebidas para promover ataques ou com ameaças de ataques, nós agiremos', afirmou.

O CNT vem tentando negociar uma solução pacífica para impasses em algumas cidades do país ainda controladas por forças leais a Khadafi.
A lista inclui as cidades de Bani Walid, Jufra, Sabha e Sirte, cidade natal do ex-líder.
O CNT posicionou suas forças no entorno de Bani Walid e diz que as tentativas de negociação continuarão até o sábado, quando vence um ultimato dado aos aliados de Khadafi.

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.


Fonte :http://noticias.br.msn.com/mundo/em-entrevista-%C3%A0-tv-s%C3%ADria-khadafi-nega-ter-fugido-ao-n%C3%ADger

Nenhum comentário:

Postar um comentário