Páginas

domingo, 25 de setembro de 2011

Foco de febre aftosa no Paraguai deixa em alerta criadores no Brasil .

Barreiras são montadas para ajudar na fiscalização ao longo da fronteira. Doença que afeta gado bovino não atinge o ser humano.

Um novo foco de febre aftosa foi confirmado essa semana no Paraguai. O problema está nos prejuízos econômicos. Criadores da região Sul e de Mato Grosso do Sul, que faz fronteira com o Paraguai, estão em alerta.
O surto de febre aftosa ocorreu no distrito de São Pedro, que fica a cerca de 130 quilômetros da fronteira com o Brasil. As autoridades determinaram o abate de oitocentas e vinte cabeças.
Na propriedade que fica a cerca 15 quilômetros da fronteira com o Paraguai são criados cerca de mil animais. Uma das preocupações é com os bezerros que nasceram depois da primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa. Cerca de 7% do rebanho não foi imunizado. “Esses animais não têm resposta imunológica a um ataque de uma doença dessas”, alerta o pecuarista Lauro Tsusuki.
Homens do Exército foram remanejados para trabalhar junto com a Agência de Defesa Sanitária do estado e barreiras móveis estão sendo montadas para ajudar na fiscalização ao longo da fronteira do Brasil com o Paraguai.
Além de Mato Grosso do Sul, três estados reforçaram a vigilância nas fronteiras. No Paraná, estado que também tem fronteira com o Paraguai, os veículos que passam por Foz do Iguaçu levando cargas de animais e produtos são vistoriados. Em Santa Catarina, único estado brasileiro livre de aftosa sem vacinação, os veículos são parados nas barreiras e desinfetados. No Rio Grande do Sul, o Exército está ajudando na fiscalização nos municípios que fazem fronteira com a Argentina, ao longo do rio Uruguai.
Na Embaixada do Paraguai em Brasília, o encarregado de negócios, Didier Olmedo, disse que todas as medidas de controle da doença estão sendo tomadas. Segundo ele, as carnes representam 10% das exportações totais do Paraguai.

Fonte : http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/09/foco-de-febre-aftosa-no-paraguai-deixa-em-alerta-criadores-no-brasil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário