Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Greve da UERN: categoria aguarda resposta do Governo do Estado .


Desde o dia 08 de julho, os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) elaboraram uma nova proposta para tentar por fim à greve que já dura 49 dias. No entanto, até agora o Governo do Estado não se pronunciou sobre a reivindicação da categoria docente.

Na tarde de ontem (18), o comando de greve teve audiência com o Reitor Milton Marques. Na ocasião, o professor informou que ainda nesta semana, uma equipe de secretários do Governo do Estado se reunirá com o grupo para dar uma resposta oficial sobre a nova proposta elaborada pela Associação dos Docentes da Uern (ADUERN).

De acordo com a proposta, os professores aceitam receber, em setembro, o reajuste salarial de 23,98% em cumprimento ao Plano de Cargos e Salários, mas com a condição de que seja retroativo a abril. Além disso, o documento também solicita o descontingenciamento orçamentário da Uern, autonomia financeira da instituição, entre outros.

Para o professor Flaubert Torquato, presidente da Aduern, já estava mais do que na hora do governo se posicionar sobre a pauta de reivindicações.
“Lamentamos o fato de que o governo venha a se posicionar sobre nossas reivindicações com quase dois meses de greve. Infelizmente, deixaram o tempo passar e apostaram no impasse. Além do mais, subestimaram o poder de mobilização da nossa categoria. Na Uern, a adesão à greve é total. Penso que agora o governo vai entrar no jogo e negociar”, afirma.

Enquanto aguarda o avanço nas negociações, a Aduern continua promovendo mobilizações. Amanhã (20), o sindicato realiza o debate “Direito de Greve dos Servidores Públicos”. O evento acontecerá na sede da Aduern Mossoró a partir das 9h. O professor e assessor jurídico da entidade, Lindocastro Nogueira será o expositor da temática.

Na quinta-feira (21), a categoria se reúne em assembleia, na sede da Aduern Mossoró, às 9h, para avaliar o movimento paredista. Na ocasião, também serão repassados os informes sobre a negociação com o Governo do Estado e Reitoria da Uern.

Na sexta-feira (22), a Aduern inicia o ciclo “Acampamento Relâmpago em Defesa da Uern”, que será realizado no Centro de Mossoró, na Praça do Mercado Central, a partir das 7h30. A cada semana, o sindicato montará um acampamento em um bairro da cidade para mostrar a realidade da universidade e os trabalhos desenvolvidos pela instituição.

Fonte: jeancarlos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário