Páginas

terça-feira, 5 de julho de 2011

Servidores da Uern aguardam resposta do Estado .

Em greve desde o último dia 31 de maio, os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) aguardam retorno da contraproposta apresentada ao Governo do Estado para encerramento da paralisação: reajuste de 23,98% em setembro, mas retroativo a abril.

A contraproposta foi entregue ao reitor da Uern, Milton Marques, que se comprometeu com os professores de repassá-la sábado (2) à governadora Rosalba Ciarlini (DEM). A categoria vai se informar da resposta do Governo em reunião com o reitor hoje, às 17h, na Reitoria.
"Entregamos o documento ao reitor na quinta-feira passada, e ele se comprometeu em entregar à governadora numa reunião de trabalho que teria sábado. Ainda não temos informação", conta o presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), professor Flaubert Torquato.
Mas ele acredita que o Governo do Estado tenha pedido um prazo para analisar a proposta dos professores. "Como o governo afirmou que só poderá pagar o reajuste em setembro, a gente espera, mas retroativo a abril", diz Torquato.
Ele espera sensibilidade do Governo do Estado na aceitação da proposta, lembrando que os professores cederam ao esperar o reajuste para setembro, como pediu a administração estadual, e que a greve pode comprometer ainda mais o calendário letivo deste ano.
Além de reajuste salarial, os professores da Uern reivindicam descontingenciamento do orçamento da Universidade, melhores condições de trabalho, entre outros pleitos apoiados ainda pelos servidores técnicos-administrativos, também em greve desde o dia 31 de maio.
Os estudantes também aderiram à paralisação, reivindicando melhores condições de aprendizado e mais atenção às necessidades do corpo discente. A greve da Uern já comprometeu dois meses do semestre, já que a Universidade cancelou as atividades acadêmicas de junho e julho. 

Matrículas na instituição previstas para hoje estão suspensas .

Os aprovados no Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2011) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), com ingresso no segundo semestre, não se matricularam ontem nem vão se matricular hoje como previsto no calendário universitário 2011.
É que o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Uern suspendeu as atividades acadêmicas de junho e julho por causa da greve dos professores, técnicos-administrativos e estudantes, que paralisaram a Universidade.
A decisão sobre as matrículas foi referendada pelo Consepe em ad referendum ao edital 004/2011, da Comissão Permanente do Vestibular (Comperve) e que cancela as matrículas para os aprovados no PSV 2011 para ingresso no segundo semestre.
O cancelamento foi feito porque a greve impede a realização das atividades acadêmicas. O Consepe se reunirá em breve para decidir os novos dias de matrículas e demais datas do calendário universitário referente aos meses de junho e julho.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Uern, ainda não há previsão de quando as datas serão definidas, haja vista a indefinição sobre o desfecho da greve. O Consepe, portanto, só se reunirá com a certeza de quando serão retomadas as atividades acadêmicas.


Fonte : http://www.omossoroense.com.br/cotidiano/3428-servidores-da-uern-aguardam-resposta-do-estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário