Páginas

terça-feira, 12 de junho de 2012

Novo secretário do RN pretende criar um grupo de busca ativa nos hospitais

Num Rio Grande do Norte onde diariamente se noticiam problemas graves de saúde pública que vão desde a falta de algodão e gase nos hospitais até ausência de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI's), o novo secretário estadual de saúde, Isaú Gerino Vilela da Silva, teve uma rotina atribulada de tarefas desde que tomou posse no cargo, na quarta-feira, 6. No final de semana uma das atitudes que teve que tomar foi a de encontrar pessoalmente, por força de uma determinação da justiça, um leito de UTI infantil para uma criança que estava no Hospital Giselda Trigueiro (HGT). Após uma peregrinação, encontrou vaga no Hospital Walfredo Gurgel (HWG).

O secretário disse que para evitar preencher sua agenda com demandas desse tipo, pretende montar um grupo para fazer uma espécie de busca ativa por leitos de UTI. "Isso está errado. Enquanto gestor, um secretário tem muitas atribuições. Vou montar uma equipe exclusivamente para isso", garantiu. Tarefas desse tiposão um entrave ao funcionamento da máquina pública que rege a saúde potiguar. Isaú Gerino está com muitas batatas-quentes na mão. Há algumas semanas, o Fórum da Saúde Pública, formado por Ministério Público e vários órgãos da sociedade civil, denunciou vários problemas, em especial a falta de investimentos em custeio. Mais: "Quem regula leito aqui no Rio Grande do Norte é motorista de ambulância e o twitter", chegou a protestar em entrevista ao DN, a advogada Elke Mendes Cunha, representante da OAB no Fórum.

Denúncia

Outro problema que cai como uma bomba para o novo secretário é quitar a dívida do Estado com o município de Natal. A secretária municipal de Saúde de Natal (SMS), Maria do Perpétuo Socorro Nogueira, já protocolou ofício no Ministério da Saúde e no Conselho Nacional de Saúde (CNS), denunciando a falta de repasse do Governo do Estado para o município de Natal, no valor de R$ 22.972.913,55, oriundos dos governos Federal e Estadual. Os recursos são destinados ao Programa de Assistência FarmacêuticaBásica (medicamentos e insumos), ao Fortalecimento da Atenção Básica (Portaria nº 166/2009), à Atenção às Urgências (SAMU e UPA de Pajuçara) e ao Reajuste de Média e Alta Complexidade do município do Natal, de acordo com o que especifica planilha elaborada pelo Setor de Execução Financeira da SMS.


Isaú Gerino informou ontem que foi informado pela imprensa da denúncia que a prefeitura fez do Governo do Estado. "Li sobre isso nos jornais. Ainda estou me inteirando do assunto e inclusive tentando me reunir com a secretária Perpétuo Socorro. De antemão posso garantir que existe realmente um débito da Sesap com a SMS, mas num volume menor do que foi anunciado. A própria governadora [Rosalba Ciarlini] me repassou essa informação", argumentou o secretário.

Entrevista em feriado

Segundo relatou, outra preocupação do novo secretário é ser transparente, tanto com a imprensa quanto com sua própria equipe. Por isso, um dia após a posse, na quinta-feira, 7, feriado de Corpus Christi, Isaú Gerino esteve bem cedo participando de um telejornal ao vivo em uma emissora local de televisão. Convém lembrar que o ex-secretário, Domício Arruda, saiu após dizer que não daria entrevistas ao Jornal Nacional no feriado do Dia do Trabalhador, 1º de maio. Na época, a afiiada Intertv Cabugi fez uma matéria mostrando o problema da greve dos servidores e do lixo acumulado próximo à cozinha do Hospotal Walfredo Gurgel.

Na sexta-feira, 8, o novo secretário Isaú Gerino sentou efetivamente na cadeira de titular da pasta. Na Sesap ele conheceu a equipe e procurou descobrir as demandas mais urgentes. "Foi o primeiro contato com os funcionários, coordenadores e subcoordenadores da secretaria. O primeiro dia de gestão propriamente dito". Diretor do Hospital Santa Catarina (Zona Norte) desde 2009, Isaú Gerino faz parte da cota pessoal da governadora Rosalba Ciarlini no panteão dos secretários de Estado. Ele terá a missão de administrar uma das maiores crises da saúde pública estadual e tentar minimizar a situação de desabastecimento generalizado nos hospitais da Sesap, irregularidade de repasses, falta de leitos de UTI e tantos outros problemas apontados pelo Ministério Público Estadual. 

Fórum da Saúde se reúne com secretário

Com o objetivo de dar andamento aos encaminhamentos do Fórum da Saúde Pública, os representantes das entidades que compõem a sociedade civil organizada se reúnem na manhã de hoje com o novo titular da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), o cirurgião-geral Isaú Gerino, empossado em cerimônia no último dia 06. A ocasião servirá para deixar o secretário a par da situação crítica da saúde pública, como também dos encaminhamentos básicos elaborados pelo Fórum formulados no intuito de dar um primeiro passo no ordenamento da saúde pública estadual.

Segundo a representante do Ministério Público Estadual (MPE), a promotora da saúde Kalina Filgueira, um dos pontos prioritários é a solicitação da implantação de uma Central de Regulação de Leitos que, segundo os encaminhamentos entregues pelo MP ao governo no início de maio, já deveria ter dado início ao processo. Contudo, as entidades reconhecem que essa é uma ação que exige planejamento prévio e não se faz do dia para a noite.

Kalina Filgueira diz ainda queo mais importante no momento é ter esse diálogo com a Sesap e ouvir quais serão as prioridades da nova gestão. À primeiro momento, a promotora diz que o MP irá aguardar o desdobramento da situação pelo secretário Isaú Gerino, mas várias frentes estão agindo para que a saúde pública volte a funcionar dentro da normalidade. A Promotoria da Saúde não descarta que um processo judicial seja possivelmente viabilizado caso o governo e Sesap não tomem providências, mas isso exigirá uma nova análise aprofundada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário